sexta-feira, 26 de julho de 2013

Homossexualismo e Narcisismo

Freud afirma que a fantasia homossexual possui uma relação íntima, talvez invariável, com a paranóia, mas não constitui seu mecanismo (Freud, 1911). Preconiza que na paranoia existe uma fixação do sujeito no estádio do narcisismo. É por meio do mecanismo particular da paranóia que ele percebe que, diferentemente da neurose, o desligamento da libido dos objetos é utilizado de modo particular: a libido, uma vez retirada dos objetos, reflui para o eu com a finalidade de engrandecimento do mesmo. Encontramos nas palavras do psicanalista Antonio Godino Cabas uma síntese precisa: “o homossexualismo da psicose não é um dado objetal. É uma referência narcisista, é um dado do sujeito” (1988, p. 94 &– grifos meus). 

Quanto à aproximação entre homossexualismo e narcisismo, embora Freud tenha sempre defendido em sua obra que o homossexual masculino realiza uma escolha de objeto narcísica, justamente em Introdução ao narcisismo (1914), em que ele formula a noção de narcisismo, afirma primeiro que tanto a escolha narcísica de objeto como a escolha anaclítica de objeto estão presentes em todos os sujeitos, de acordo com a premissa da existência de um narcisismo primário; segundo, que o narcisismo diz respeito a uma imagem ou a um ideal. Cabe lembrar que, segundo Freud, o amor é narcísico e que o narcisismo integra o curso regular do desenvolvimento.

 Quem sofreu alguma perturbação no desenvolvimento da libido, escolhe o objeto de amor a partir de sua própria pessoa. Tudo indica que procuraram buscar a si mesmos como objetos de amor, escolha de um tipo que chamaria de narcisista. O Homossexualismo é um exemplo.

24 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante......de uma certa forma eu concordo pois muitas vezes eu por exemplo, acabei tendo desejo homossexuais por coisas que são ausentes em minha vida como: a figura de um homem mais velho que preencha um espaço de um pai ausente,por exemplo, e com isso acabei transformando isso em desejo sexual ou por estimulação pois o corpo tem zonas erógenas que uma vez estimuladas por uma pessoa do mesmo sexo ,acaba desencandeando uma busca obsessiva por aquele que estimulou tal prazer.MUITAS vezes também, a insatisfação com seu próprio corpo te faz se espelhar obsecivamente em pessoas que tem um corpo perfeito,mas o problema é quando isso acaba nos confundindo e isto venha a gerar uma atrção sexual pelo mesmo sexo. Eu digo por mim, que , muias vezes desejava ter um corpo perfeito espelhando - me em homens que passam pela rua , e acabei sentindo atração sexual pelos mesmos rapazes. Mas graças ao meu Deus,,,em Jesus , já estou 98 % liberto......falta pouco....amém.

Anônimo disse...

é o fato de ter um pai ausente por durante 13 anos na minha vida fez com q eu sentisse atraçao pelo mesmo sexo porem n deixei de sentir atraçao pelo oposto q me levou a procurar ajuda... obrigado

Anônimo disse...

Eu me recuso a ser gay, eu já li esse site inteiro, entendi todas as causas do meu problema, mas ele não diminui... Eu tenho 26 anos, há 13 vivo com esse tormento, é metade da minha vida, e os anos vão passar, isso vai continuar, eu não vou conseguir acabar com isso. Os discursos da comunidade GLS, LGBT ou seja lá qual for a sigla, são muito bonitinhos, mas não são racionais nem baseados em fatos, embora eles se digam ÔS sabidos. Eu não vou me contentar e aceitar só porque é o caminho mais fácil. Prefiro ser "frígido". Estou falando sério. Eu vou começar a pesquisar como é a vida de uma pessoa adulta que não tem desejos sexuais, o que causa a COMPLETA falta de desejos sexuais, nem que um dia eu tenha que pedir pra um cirurgião substituir meus testículos por próteses! Na infância eu não sentia nada por mulher nem por homem e tava tudo bem, não tinha cobranças. Eu era feliz lá. Agora vem essa maldição. Eu fico querendo voltar a ser criança, não consigo prosseguir com minha vida profissional nem pessoal, tudo por causa do maldito desejo sexual. Prefiro não sentir nada.

Anônimo disse...

Tbm quero mudar mas sou muito inseguro e tenho vergonha do meu corpo por isso sinto isso.
skype: anonimoinseguro@live.com

Anônimo disse...

Tenho 33 anos, e desde os 9 tenho atração por pessoas do mesmo sexo. Há anos tento mudar, mas nunca consegui, é triste ver como isso praticamente destruiu minha vida, pq mesmo eu nunca ter tido relações sexuais com homens, me sinto muito frustrado por ter casado, nem tido filhos e formado uma família.
Apesar de tudo, ainda tenho esperança em mudar de vida de alguma forma. estou querendo fazer terapia, até pensava em ir no dr Magnus, só que as sessões são caras demais, e pode ser que não de o resultado esperado, como aconteceu com o Luis Fernando (segundo o relato que ele deixou no outro post).

Unknown disse...

Olá, sou gay e Cristão... Estou na luta contra esse pecado também... Fiz um blog onde pretendo ajudar tantos outros que se encontram nessa situação...
Se puder adicionar na lista ai do lado:
http://sercristaoegay.blogspot.com.br/

Deus abençoe

Anônimo disse...

Amigo, me ouve. Não é por aí não. " Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" e "estou certo de que aquele que começou a boa abra em vós há de completa-la em cristo Jesus". Olha só. O "grande gigante" do homossexualismos começa á desaparecer e à ser vencido qdo você traz á luz essa dificuldade. "Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros para que sejais sarados". O primeiro passo: "pedir à Deus: ajuda, direção e luz". Segundo passo: agir!! Procure ministérios de ajuda evangélicos sérios que o próprio Deus levantou para ajudar suas ovelhas. Como p.ex. o GA - Grupo de Amigos. Você precisa trazer à luz diante de deus e diante de irmãos que PODEM te ajudar. Atenção!! Não é se abrir c/ qq um. Pois a maioria não tem sabedoria e conhecimento na área. Terceiro passo: paciência e perseverança. A vitória será como a conquista da Terra Prometida: aos poucos, passo-a-passo. Não na sua hora e do seu jeito. Mas na hora e do jeito Daquele que pode e faz todas as coisas. Palavra de quem está passando por tudo isso. Que Deus te abençoe, te ilumine e te dê revelação e tefirme e fortaleça na sua caminhada. Abs!!!

Anônimo disse...

Galera! Acho que tenho uma solução para esse "problema".

O homossexualismo, na minha concepção filosófica, nada mais é do que aquela admiração tão forte, mas tão forte que vira atração. Na verdade, essa "admiração" fica pendente por sexo tal, enquanto ele vai crescendo.

Por algum motivo no passado do menino, o pai não lhe causou a mínima admiração, onde a outra figura que lhe causou admiração foi a mãe, então o menino começou a se espelhar na mãe e sem perceber (palavra chave) INTERNALIZOU a feminilidade, se enxergando como mulher. As vezes essa internalização da psique feminina é tão forte que o indivíduo pensa que nasceu no corpo errado, assim fazendo-o até se vestir como mulher ou ainda, querer fazer operação para mudança de sexo.
Por isso que muitos quando crescia, sentiam-se mais a vontade ao andar junto com meninas, que só afirmavam a ele numa PNL (programação neuro linguistica) natural, que os fazia se sentirem *diferentes* perto de outros meninos.

Na verdade, essa diferença não é só sentida pelo homossexual na fase de crescimento... ela na verdade é sentida pelos heteros meninos, em relação às meninas ou vice-versa. Essa "diferença" sentida, é a atração começando a aflorar dentro da pessoa, e que se torna consciente que isso é atração no atingir da puberdade, onde isso fica evidente para o inidividuo.

O que me leva a concluir que, levará um certo tempo, pq nem todo mundo é igual, mas basta fazer este espelhamento naqueles homens que lhe causam atração no caso dos homens e caso for mulher o mesmo, só que com mulheres.

Na minha humilde opinião, sexualidade só está atrelada à personalidade e forma de se enxergar como genero sexual. Já li tópicos em que um idioma diferente aprendido por alguem, causa dentro da mesma pessoa diferentes personalidades quando ela fala.
É sabido que, quando se aprende um novo idioma, ele causa NOVAS CONEXÕES no cerebro pelas divergencias de expressão de cada idioma, então por esse motivo é causado a divergencia de personalidade.

Quando o menino ou a menina internaliza, aquilo que eu chamo de psique, diferente ao seu sexo biológico, causando as conexões cerebrais referente àquele sexo em questão.
É daí que chegamos ao ponto crucial da MINHA linha de pensamento:

Exames de ressonancia, mostram que o cerebro de um homem gay, funciona da mesma forma de um cerebro de mulher, o que acontece tambem no caso do lesbianismo em que esse cerebro da mulher em questão funciona igual ao de um homem.

Pra quem entendeu aquilo que eu quis dizer, vai fazer as analogias e entenderá perfeitamente que o genero sexual internalizado é como um programa de computador instalado ao longo da infancia, através de traumas, felicidades, acidentes, sentimentos mal compreendidos, e claro, através de indetificação pela admiração causada ao seu espelho.

Praqueles que querem ver acontecer uma mudança dentro de sí, faça o que eu disse e verá diferença... terá momentos de sofrimento... e saiba que não é do dia para a noite, como eu disse, leva certo tempo.
E sucesso para os que tentarem.

Unknown disse...

Caro irmão, desde o seu nascimento o inimigo percebeu a volta de sua casa algo sobrenatural, ele não sabia o que era, como era, ou pra quem era. Ao perceber sua mãe gestante, percebeu que tratava-se de uma criança, pois quando caiu virtude do céu sobre sua casa, eles mergulharam da atmosfera pra saber porque Deus enviou algo celestial sobre aquele lar. O seu nascimento foi vigiado pelos céus, pois o inimigo queria a qualquer custo exterminar com a criança que recebeu bênçãos do céus, ele sabe que é mais um escolhido para anunciar as boas novas, pra fazer a diferença na terra. Os dias foram se passando, e você por algum descuido ficou a mercê de pessoas, imagens, ou vulnerável a ponto de ser atingido pelo lance imprevisto, onde uma semente do mal começou a distanciar seu pensamentos totalmente de Deus. A adolescência vem reforçar o entendimento do bem e do mal, cada choro seu as escondidas faz com que a sua consciência tenha certeza que você esta lutando para vencer e não quer ser derrotado por um mal que Deus se aborrece. A bíblia diz que o “choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer”. Você diz ser evangélico, isso não é muito bom, pois existe alguém que te ensinou no caminho que deve andar. Referente aos namoros que teve, não importa se ficou com menina para tentar uma experiência sexual , achando que um problema resolve outro, estas experiências são grotescas, pois ninguém deve ser usado como objeto sexual para resolver problemas psicológicos. O desejo que te cerca é carnal, a bíblia diz, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Referente a sentir desejo sexual pelo mesmo sexo, isso foi implantado em você, ou você foi aliciado, ou abusado, ou exposto a situações de sentimentos que despertou uma atração e mais nada. Clame a Deus, com objetivo, com clareza, com certeza do que quer. Não use práticas mundanas para disfarçar o seu erro, mas quando tiver sonhos, levante de manhã e diga, Deus graças te dou, foi somente um sonho, eu estou vivo e ciente e livre do pecado. A bíblia diz, das muitas preocupações vem os sonhos. Tudo o que sonhamos é reflexo do que vemos, assistimos ou experimentamos, esse dissabor nos acompanhará até uma etapa da vida, após o amadurecimento isso passa. Lembre-se são sonhos. A bíblia diz, aquele que confessa e deixa alcançará misericórdia. Alcançará esta no futuro, porém, o que for fiel até o fim, terá a coroa da vida. Vou te dar alguns conselhos espirituais para vencer:
1º Leia a bíblia, antes de dormir, e ore a Deus e peça que o proteja
2º afaste-se das pornografia da internet
3º obedeça seus pais, ou familiares
4º respeite seu pastor, ou líder religioso
5º reserve um tempo após, os estudos, para conversar objetivamente com Deus
6º procure a se portar, e vestir-se como um cristão (simples como a pomba e prudente como a serpente) temos que ter a imagem e semelhança do Leão da Tribo de Judá – JESUS)
7º louve a Deus, exalte o seu nome, testemunho das grandezas dele
8º procure uma ocupação, nem que seja meio período, num lugar seguro, onde possa preencher sua mente
9º colabora nas atividades de casa, deixe seu quarto pronto, para receber o Pai, o Filhos e o Espirito Santo
10º seja um jovem dinâmico, semblante erguido, comunicativo, pronto a ajudar e participar das atividades da família, escola, igreja e em todos os lugares que te fará bem. Nas oportunidades de feriados e férias, viaje, conheça lugares diferente, interaja com pessoas cultas, abençoadas, que te faça crescer intelectualmente e espiritualmente. Fique com Deus, estarei orando por você. Em Cristo. Marcos Vinicius

Anônimo disse...

entendo bem vc amigo de 26 anos;também sou gay;
é uma condição de vida terrível!!!
desde os meus 20 anos penso em suicidio porque pra mim simplesmente não dá pra viver assim dessa forma; isso arruinou minha vida,tenho depressão,transtorno graves,desisti de emprego, faculdades,eu realmente não consegui lidar com isso.
minha vida tá praticamente perdida,só tô aqui esperando mesmo a morte.
quem não passa por isso não sabe o desconforto que é viver com algo que vc detesta.
eu preferia mil vezes nunca ter nascido a ter vindo a esse mundo sob essas condições
se eu pudesse escapar de mim,já teria feito isso,mas sei que uma pessoa só se livra dela mesma quando morre.
peço a Deus um pouquinho de clemencia porque tem dias que a minha situação beira o desespero e eu sei que ninguém nesse mundo pode me ajudar
eu vou ter que enfrentar isso sozinho e sem ajuda

Anônimo disse...

meu amigo eu tb passo pela mesma cituação tenho 41 anos sofro desde 16 anos mais tenha fé em deus ele conforta agente

Anônimo disse...

A melhor forma de se libertarem desses pensamentos ruins , é prencher a sua mente com alguma coisa boa . Eu aconselho vcs a aprenderem a jogar xadrez ,mas jogar seriamente, procurem pesquisar sobre o jogo de xadrez , ele tem um enorme potencial de prencher a mente de uma forma produtiva alem de ser a melhor ferramenta diciplinadora da mente .
Tenho certeza que ao se aprofundarem na arte do xadrez sentirao grandes mudanças na forma de ver o mundo , o xadrez tem o poder de abrir a mente de uma forma maravilhosa
Outros beneficios é que vcs farao amizades com pessoas inteligentes e educadas em sua maioria.
Procurem clubes de xadrez em suas cidades ,tenho certeza de que serao bem recebidos.
joguem com pessoas que estudem xadrez, pois jogar com quem apenas sabe as regras basicas terá pouco efeito e tornará o jogo chato .
Xadrez nao é demorado ,isso é um mito
Xadrez nao é coisa de nerd
Tenho certeza que isso os ajudará muito
Xadrez é uma arte , nao é um simples jogo, mas lembre se : é preciso estudar e se aprofundar no xadrez para obter benfeficios , mas com uma semana de pratica ja sentirao mudanças significativas
É isso ai vlw
gostaria que postassem as melhoras ,caso comecem a jogar , ficaria feliz de ter ajudado alguem

Anônimo disse...

Deus e a saida.

Anônimo disse...

O segredo e persistir.

Anônimo disse...

Nosso lema e vencer.

Lamartine disse...

E preciso entender bem o que significa Deus é a saida.No genérico, Deus é a fonte de todo bem, logo de toda libertação, inclusive da doença mental psicogênica, adquirida, que é o homossexualismo.Mas Deus obtura dentes atraavés de dentistas, e repara ossos quebrados através de ortopedistas, assim como corta cabelos através de cabelereiros.Sendo um sofredor de homossexualismo REALMENTE pobre é não podendo fazer psicoterapia ADEQUADA com um BOM psicoterapeuta( nào destes que dizem que vão fazer o doente homossexual "ACEITAR'sua suposta inata condição e pratica-la 'sem sentimentos de culpa nem de inferioridade"- ou seja, vão fazer militância homossexofílica, para aumentar companheiros de infortúnio do terapeuta bicha e seus asseclas), deve, se quer ser católico( cristão, de modo geral)NÃO praticar algo que é contra os Dez Mandamentos, entender que está doente e TEM cura, e não praticar as perversões às quais se sente patologicamente inclinado, e nào procurar reforça-las, juntando-se a semelhantes dele na doença, ou participando de hipocrisias heréticas sem vergonha chamadas "pastoral da diversidade", que pregam, na prática, que os homossexuais devem se alegrar com seus distúrbios, pratica-los, sentir-se unidos com outros doentes do tipo e fazerem 'mungangas"parecidas com as praticadas nas igrejas, continuando, de modo deliberado, a cultivarem suas anormalidades e, rezando, esperar que Deus misericordioso, considerando sua real incapacidade de tratar-se, o livre da desordem ou, ao menos, lhe dê força de não cair em tentação, como faria qualquer outro ser humano, que tem obrigaçào religiosa de não praticar sexo fora do casamento.Sexo tem vários aspectos e finalidades mas, obviamente, observando a genética e a anatomo-fisiologia, é óbvio que dentes sào para mastigar, pés para andar, ouvidos para ovir e órgãos sexuais para procriar( um óvulo só tem sentido porque espermatozoides existem: ou não?)

Anônimo disse...

Acho que sou bi...mas sou muito novo pra assumir,nao gosto de homens mas procuro pornografia na internet...como eu disse,ma fase da puberdade procuro por curiosidade,nunca vi um membro masculino exceto o meu e eu acho,sinceramente,que isso e uma fase,porque o que eu tenho em mente nao e observar outros penis,e sim aquela coisa de comparar,ate que tamanho cresce,etc.Acho que e uma fase de descoberta,mas Deus ezta comigo e vou seguir essas dicas.

Anônimo disse...

Na boa, alguém aqui conseguiu algum sucesso realmente bom nessa história?

Nunca fiquei com homem, só com mulher, mas sei que sou bissexual.

Mas o que me entristece que ultimamente meu lado homo tem falado muito mais alto. Não gosto disso. Eu não me sinto nem um pouco pertencente a cultura gay, e a tudo isso. Ago que nem hétero ao menos. Mas é complicado. Não me imagino, com um homem no futuro. Sem falar que pessoalmente minha auto estima é bem baixa (por causa disso, também, mas não só).

Eu apoio os gays, bissexuais, não teria problema alguém, se tivesse um filho que fosse gay. Mas é uma coisa que pessoalmente não quero para mim.

Se alguém realmente tiver tendo um sucesso no mínimo razoável, por favor conte a história aqui. Não vou oferecer e-mail nem nada, pois tenho medo que seja descoberto, pela sociedade, digamos.

Abraços, e por favor contem me histórias boas e de sucesso nesse nosso objetivo.

Anônimo disse...

Quem já teve algum dia excitação por mulheres será que a solução é mais fácil?

Sou o mesmo do comentário 19. Esses dias tem sido difíceis controlar a masturbação vendo gays. E é estranho, consigo imaginar sentir excitação por outros, mas dificilmente me imagino tendo relações homossexuais, além de nunca ter tido de fato, só fiquei com mulheres até hoje, mas nunca cheguei ao fato sexual, É um começo. Outra história, é que to gostando muito de uma garota e ela de mim. Tenho medo de decepcioná-la sexualmente falando. E é estranho, pois mesmo já tive atração por garotas, inclusive já consegui me masturbar pensando nelas. Mas faz tempo que minha fase hétero não vem.

Quem é feliz sendo gay, ou bissexual no meu caso, que bom. Mas não é meu caso. Acho hipocrisia quando falam que a pessoa é obrigada a aceitar. Tenho certeza que não. Muita gente é infeliz. Vou ver a quanto andas meu relacionamento com ela. Se começar a gostar, ótimo. Espero que consiga, sem ter de contá-la, ou seja eu não sentir falta de alguma imaginação gay. Vou continuar a acompanhar o blog, e fazer algumas das dicas que falam. Fé. Vou começar a distribuir melhor o meu tempo também.

Agradeço a chance de desabafar.

Anônimo disse...

... isso realmente é mt triste.

D.Aguiar disse...

Pois é galera também to nessa luta,mas putz eu sou tão inseguro,e por causa disso fica tão mais dificil...

Foi mal ai galera pelo desabafo.

Anônimo disse...

é um verdadeiro inferno lidar com essa situação!!! Todos os dias a mesma coisa!Não aguento mais isso!! Mas de uma coisa eu sei: nunca vou desistir e me render a essa cadeia na minha vida!Sei que se dedicando a Deus as coisas melhoram pois já tive a experiência de passar vários dias sem sequer imaginar nada de pornografia ou outra coisa de conteúdo gay. Mas tem dias que são muito difíceis! Poém eu reforço NUNCA VOU DESISTIR DA MINHA LIBERTAÇÃO!!!

Anônimo disse...

Sou mulher,hetero, mas me interessei pelo assunto. Uma vez ouvi a entrevista de um pastor americano que foi casado, depois assumiu a homosexualidade, depois infeliz que estava voltou para a Igreja. Lá, depois de muitas orações, consagrar-se a Deus, tomou uma decisão. Apesar da atração por homens, que iria fazer a vontade de Deus e assumir que pode amar uma mulher,apesar de sentir-se atraído por homens tbm ... Casou-se novamente, tem filhos. Ele não nega o que ele sente, evita situações , e consegue viver sua vida com a esposa conforme Deus quer. Eu acho que esta atração pelo mesmo sexo ocorre, assim como outros tipos de pecados contra Deus atormentam outras pessoas . Eu compreendo que devemos assumir a fraqueza sim, como fez o pastor, mas não precisamos cometer o pecado, mas orar e vigiar. Buscando sempre fazer a vontade de Deus.

Anônimo disse...

Boa noite a todos! Como pode viver feliz um homem casado com atração sexual pelo mesmo sexo??? Isso é muito triste, a vida parece não ter sentindo. Espero em Deus uma verdadeira transfornação.